domingo, 2 de novembro de 2008

Papagaio que fala 950 palavras surpreende cientistas


Matéria publicada na BBCBrasil
A descoberta de um papagaio com um poder incomparável de comunicação com as pessoas tem causado surpresas na comunidade científica. A ave, um papagaio africano em cativeiro chamado N'kisi, tem um vocabulário de 950 palavras e dá sinais de ter senso de humor.

N'kisi inventa suas próprias palavras e frases se for confrontado com novas idéias com as quais seu repertório não consegue lidar – da mesma forma que ocorre com uma criança.

Acredita-se que N'kisi seja o animal com uso mais avançado de linguagem humana do mundo. N'kisi usa palavras em contexto, flexionando o passado, presente e futuro de verbos e, com freqüência, é criativo.

Uma das expressões criadas pelo papagaio, que fala inglês, é "remédio com cheiro bom" ("pretty smell medicine", em inglês) para descrever óleos para aromaterapia utilizados por seu proprietário, um artista que mora em Nova York.

Humorista
Na primeira vez que encontrou Jane Goodall, uma renovada especialista em chimpanzés, ao vê-la em uma foto com macacos, N'kisi perguntou: "tem um chimpanzé?"
O papagaio se faz de humorista. Quando outro papagaio se pendurou de cabeça para baixo no poleiro, N'kisi comentou: "Você tem que tirar uma foto desta ave."
Goodall disse que a proficiência verbal de N'kisi é um "exemplo impressionante de comunicação entre espécies".
Em uma experiência, a ave e seu dono foram colocados em dois cômodos diferentes e filmados enquanto o artista abria envelopes aleatórios com figuras.
Uma análise dos resultados mostrou que o papagaio utilizou palavras-chave apropriadas com freqüência três vezes maior do que faria casualmente.

Frustrações
Isso ocorreu apesar de os pesquisadores decontarem respostas como "o que você está fazendo ao telefone?" (quando N'kisi viu um cartão com a imagem de um homem com um telefone) e "posso te abraçar?" (com a imagem de um casal se abraçando).
"Quanto mais olhamos para as habilidades cognitivas de animais, mais avançadas elas parecem e o maior avanço de todos tem ocorrido com papagaios", disse Donald Broom, professor da Escola de Veterinária da Universidade de Cambridge.
"O surpreendente vocabulário de N'kisi e seu senso de humor deveriam fazer com que todos que possuem um papagaio de estimação pensem se estão atendendo a suas necessidades", afirma Alison Hales, do World Parrot Trust.
"Pode ser que eles não possam perguntar corretamente, mas papagaios vivem vidas longas e um pouco de pesquisa agora pode representar uma melhoria na qualidade de vida por anos", conclui Hales

Nenhum comentário: